Home » Dicas » Relações sexuais e doenças crônicas: um aliado em seu tratamento

Relações sexuais e doenças crônicas: um aliado em seu tratamento

Quando você tem uma doença crônica, o sexo pode envolver uma mistura complicada de sentimentos, emoções e considerações práticas. Muitas pessoas diagnosticadas com uma doença crônica sentem grande tristeza e perda – e profunda preocupação com o que o diagnóstico significa para suas vidas. Como eles podem continuar a desfrutar do sexo é apenas uma dessas preocupações.

O diagnóstico de uma doença crônica pode virar todo o seu mundo de cabeça para baixo – então, atividades cotidianas, como fazer sexo com seu parceiro, podem ser opressoras, difíceis, dolorosas ou até mesmo perdidas para você. Seu corpo pode não funcionar como antes ou você pode estar sentindo dor ou dificuldade de locomoção, o que pode tornar o ato sexual um desafio.

Mas o sexo ainda é muito possível quando você tem uma doença crônica. Se você e seu parceiro desejam ser criativos, na loja da Sexy It há vários produtos que ajudarão a apimentar esse momento de cuidados e intimidade física. Esses aspectos importantes de sua vida podem continuar – independentemente do seu diagnóstico.

Preocupações comuns sobre sexo e doenças crônicas

Ser diagnosticado com uma das principais doenças crônicas, como câncer, doença cardíaca, diabetes, artrite ou doença renal, pode ser devastador – e é comum sentir tristeza, perda, medo, frustração ou raiva.

Pensar em sexo neste momento pode ser opressor – outra preocupação além de todas as outras que você pode estar enfrentando, como:

• o choque do diagnóstico
  • o desgaste físico e as mudanças de tratamento
  • se preocupe com questões práticas como seu trabalho, família e finanças
  • mudanças na função do seu corpo
  • dor e desconforto.

O sexo também pode trazer à tona uma série de outros sentimentos. Você pode sentir:

• menos atraente
  • Menos confiante
  • preocupado com como seu corpo se move ou funciona
  • ansiedade sobre os sentimentos do seu parceiro sobre você
  • preocupação com a dor durante a atividade sexual
  • menos energia e desejo por sexo.
  • Ansiedade e depressão são comuns entre pessoas com diagnóstico de doença crônica.

Se seus sentimentos sobre sua doença crônica e seus efeitos em sua vida sexual forem opressores, você pode querer conversar com seu médico ou outro profissional de saúde.

Conselhos gerais sobre sexo e doenças crônicas

A intimidade física é essencial para a qualidade de vida e é especialmente importante se você vive com uma doença crônica. Quando um diagnóstico remove muito do que antes parecia “normal” para você, a atividade sexual pode ser uma grande fonte de conforto, prazer e intimidade.

Mas ter uma doença crônica pode afetar profundamente seu relacionamento, bem como sua função e satisfação sexual. Algumas mudanças podem ser físicas, como mudanças em seu corpo, efeitos colaterais de medicamentos ou fadiga e dor. Outras mudanças podem ser psicológicas, como temores que você possa ter sobre sua capacidade ou desempenho sexual, ou sobre como seu parceiro o vê agora que você não está bem.

Se seu amante agora se tornou seu cuidador, a dinâmica do relacionamento mudou consideravelmente e pode levar algum tempo para se ajustar. O aconselhamento pode ser útil.

Converse com seu médico ou profissional de saúde sobre sexo e quaisquer preocupações que você tenha. Se o seu médico não perguntar, tente tocar no assunto você mesmo. Quaisquer problemas que você tenha podem ser facilmente resolvidos. Nem todo médico é bem treinado nesse assunto, então é importante que você assuma a liderança e deixe de lado qualquer constrangimento, se puder. O Better Health Channel oferece dicas sobre como discutir questões delicadas com seu médico .

8 dicas que podem ajudar você e seu parceiro:

1. Comunique-se

Discutir abertamente seus sentimentos e preocupações é a melhor maneira de resolverem os problemas juntos. Afirme suas necessidades com clareza, não apenas em relação à intimidade, mas também à vida diária

2. Leia

Aprenda tudo que puder sobre sua condição e o que isso significa para sua vida. Ter muito conhecimento pode torná-lo mais confortável conversando com seu médico sobre sexo também

3. Procure ajuda

Se os problemas parecem maiores do que você e seu parceiro, considere o aconselhamento. Às vezes ajuda ter uma perspectiva externa

4. Fique de olho um no outro

Observe se há depressão em seu parceiro. É natural sentir-se triste, mas a depressão é mais do que tristeza e precisa ser tratada. E observe a saúde geral também. Os cuidadores precisam de apoio e descanso

5. Reconheça sua perda

Tente aceitar que seu relacionamento pode mudar para sempre com o seu diagnóstico e veja se você pode criar um novo ‘normal’ para vocês dois.

6. Veja um amigo

Permanecer social e conectado pode ajudá-lo a se sentir mais positivo em relação à vida. Cuidado com o isolamento social, que pode ser comum entre pessoas com doenças crônicas

7. Lidar com o estresse

Questões de dinheiro, novas divisões de trabalho e responsabilidades familiares podem causar muito estresse. Tente resolver esses problemas para que não afetem sua vida, incluindo seu desejo de ser fisicamente íntimo

8. Considere a gentileza

Fazer algo de bom para seu parceiro todos os dias pode ajudar a construir intimidade e sentimentos de amor.

Conselhos sobre sexo e doenças específicas

Exatamente como sua doença pode afetar sua vida sexual depende de muitos fatores, incluindo seu diagnóstico, seu tratamento e prognóstico, e seus sintomas e efeitos do tratamento. Os conselhos a seguir podem ser um ponto de partida útil para você, mas converse com seu médico sobre suas circunstâncias específicas.

Sexo e doenças cardíacas

Sexo quando você tem uma doença cardíaca pode trazer alguns medos ou ansiedade.

A maioria dos pacientes obtém aprovação do médico para retomar a atividade sexual cerca de uma semana após o tratamento.

A reabilitação cardíaca e a atividade física regular podem reduzir o risco da atividade sexual, mas converse com seu médico antes de retomar a atividade sexual em todos os casos.

Fale também com o seu médico se:

• você é uma mulher pensando em controle de natalidade ou em engravidar
  • você está passando por uma disfunção sexual (você precisa descobrir se ela está ligada à doença cardiovascular ou à ansiedade, depressão ou outra coisa)
  • você é uma mulher na pós-menopausa que precisa de tratamento hormonal
  • você está preocupado com o efeito da medicação no desejo ou função sexual.

Tente evitar comer uma refeição pesada ou beber álcool antes do sexo, porque ambos afetam o fluxo sanguíneo e podem reduzir o desempenho sexual.

Fale com seu médico antes de tomar medicamentos para a disfunção erétil. Em alguns casos, esses medicamentos podem ser prejudiciais aos pacientes cardíacos.

Sexo e câncer

Quando você é diagnosticado com câncer , pode sentir choque, raiva, ansiedade ou depressão, e todas essas reações são perfeitamente naturais. Às vezes, esses sentimentos podem fazer você perder o interesse pelo sexo por um tempo. Alguns efeitos colaterais do tratamento podem fazer você se sentir menos atraente, menos sexual e sem energia ou desejo por sexo.

Sentir-se deprimido é natural e geralmente passa assim que o tratamento termina ou os sintomas são controlados. Alguns efeitos colaterais do tratamento do câncer, como perda de cabelo e ganho de peso, costumam ser temporários, portanto, pode ser útil lembrar que você se sentirá mais como sempre.

Da mesma forma, quaisquer problemas sexuais após o diagnóstico de câncer geralmente melhoram com o tempo e a paciência. Mas se achar que precisa de ajuda, especialmente para discutir seus sentimentos e medos, é importante conversar com seu médico ou conselheiro.

Se você está se sentindo deprimido, com medo de seu câncer, preocupado com os efeitos físicos duradouros (como a perda de uma mama) ou estressado com seu trabalho, responsabilidades familiares ou finanças, por exemplo, é importante conversar sobre suas preocupações com seu médico , conselheiro ou outra pessoa de sua confiança.

Se estiver sentindo dor, pode ser útil tomar uma dose de analgésico 30 a 60 minutos antes da atividade sexual.

Se a relação sexual for demais para você, o simples toque ou a intimidade de outras maneiras, como beijar, acariciar, massagear, falar ou dar as mãos, pode ajudar. Seu parceiro pode ajudá-lo a desfrutar da atividade sexual, despertando-o sem ter relações sexuais.

Obter ajuda nas atividades cotidianas, como pegar as crianças na escola, também pode ajudar com seu estresse e níveis de energia.