Home » Dicas » Qual a relação do sono para aprender

Qual a relação do sono para aprender

Dormir prepara nossas mentes para o aprendizado futuro: estudos mostram que sonhar tem uma grande influência no aprendizado e até na consolidação da memória.

No passado, expressamos por que o sono é tão importante para o aprendizado. Aprendemos que dormir permite que nosso cérebro se lembre do que é importante e que prepara nossa mente para o aprendizado futuro. Fornecemos até dicas sobre como ter uma noite de sono melhor e curar sua insônia.

O motivo de estarmos tão interessados ​​no sono é que as pesquisas deixaram bem claro que o sono é essencial para otimizar a saúde do cérebro e para o desempenho cognitivo. Sem ele, simplesmente não temos um bom desempenho.

Mas e quanto a sonhar: você já se perguntou o que sonhar tem a ver com tudo isso? Sonhar também desempenha um papel em nosso aprendizado?

Acontece que algumas pesquisas sugerem que sonhar, separado de apenas dormir, desempenha um papel na preparação de nossos cérebros para o aprendizado. Parece ter uma grande influência no aprendizado e na consolidação da memória.

Estudo descobriu que dormir e sonhar ajudam a consolidar a memória

Acontece que sonhar desempenha um papel importante em reunir suas memórias e ajudá-las a se tornarem permanentes.

O estudo

De acordo com um estudo da Harvard Medical School sonhar permite que o cérebro faça conexões entre novas informações e experiências anteriores, ajudando-nos a lembrar melhor o que acabamos de aprender.

No estudo, 99 participantes foram treinados para navegar em um labirinto virtual por 45 minutos. Naquela época, metade do grupo teve permissão para cochilar por 2 horas, enquanto a outra metade permaneceu acordada, ensaiando e estudando o labirinto em suas mentes. Mais tarde, no mesmo dia, os participantes foram testados no labirinto mais uma vez.

Os resultados

Na realidade, o estudo descobriu que as pessoas que permaneceram acordadas, ensaiando a tarefa em suas mentes, não tiveram um desempenho tão bom quanto aquelas que tiveram permissão para dormir em um lugar tranquilo. 

Ainda mais surpreendente é que aquelas pessoas que se lembraram de ter sonhado com a tarefa melhoraram mais. Em média, eles tiveram um desempenho quase 6 vezes melhor do que o grupo acordado!

Em vez de simplesmente refazer o labirinto repetidamente em suas mentes, como aqueles que permaneceram acordados, o grupo que sonhou com a tarefa simplesmente fez conexões entre o labirinto e outros aspectos de suas vidas em seus sonhos. 

Por exemplo, alguns participantes relembraram um passeio por uma caverna de morcegos ou associaram o labirinto a músicas que ouviram no passado. Essas associações aparentemente aleatórias ajudaram a cimentar a forma do labirinto em sua memória.

O que significa 

Em outras palavras, durante o sonho, nosso cérebro determina quais informações aprendidas são importantes e quais devem ser lembradas a longo prazo. Dormir nos permite consolidar memórias que não seriam conectadas de outra forma, e isso nos ajuda a lembrá-las.

Este não é o único estudo, também. Vários outros estudos encontraram evidências de que o sonho desempenha um papel importante na consolidação da memória. Obviamente, sonhar é extremamente importante se quisermos nos lembrar melhor do que estamos estudando para o curso online enem

Conclusão

Vamos começar a tentar sonhar com mais afinco, e você também deve, porque se tudo correr como planejado, nosso aprendizado e memória aumentarão dramaticamente. 

Mas lembre-se: você não pode sonhar a menos que durma. Adicione o sonho à sua lista de razões pelas quais o sono é tão importante!

Me contem gostaram de saber dessas informações? Ficaram com dúvidas? Tem alguma sugestão de tema? Se sim, deixe abaixo nos comentários.