Home » Dicas » Pós pandemia: como anda a sua saúde física e mental?

Pós pandemia: como anda a sua saúde física e mental?

mundo pos pandemia

Na verdade, não seria pós pandemia, uma vez que ela ainda não acabou. Então seria melhor perguntar: Passado um ano do início da pandemia, como anda a sua saúde?

Ouvimos as mais variadas histórias de pessoas que nunca tiveram nada e passaram a apresentar dor na coluna, dor no joelho, e sem falar do aumento de casos de ansiedade e depressão.

O problema é que muitas deixaram a sua própria saúde um pouco de lado, principalmente porque não queriam se deslocar até um consultório médico.

No entanto, outras recorreram à telemedicina. Por exemplo, buscaram um médico joelho que atende Unimed para tentar aliviar suas dores, muito em razão de ficarem muitas horas na mesma posição.

Esse é apenas um exemplo, mas o que percebemos é que agora alguns problemas de saúde estão ficando mais evidentes, e você já parou para pensar como anda a sua saúde?

A saúde física e mental durante a pandemia

A epidemia ligada ao coronavírus causou um impacto na nossa vida cotidiana, na nossa saúde física e mental.

Foram tantas mudanças no ano que passou que a maioria das pessoas ficaram um pouco perdidas, e com isso, negligenciaram um pouco a sua saúde.

De repente, exames de rotina que deixaram de ser feitos ou até poderiam estar sentindo algo diferente, mas acabaram adiando.

No entanto, uma pesquisa realizada por administradoras de planos de saúde mostrou um aumento considerável de consultas online, e a tendência é que isso continue.

É claro que dependendo do caso, é essencial o atendimento presencial, pois alguns diagnósticos exigem um exame físico, como por exemplo, uma artrose de joelho ou um problema de hérnia de disco na coluna.

Além disso, a situação pela qual estamos passando é difícil, e é normal se sentir estressado, ansioso ou até deprimido.

E assim como você deve cuidar da sua saúde física, é essencial prestar atenção à sua saúde mental.

Vale lembrar aqui também que algumas operadoras de planos de saúde estão disponibilizando aos seus clientes um atendimento voltado para a saúde mental.

E a razão é muito simples: houve um aumento considerável de casos de depressão, transtornos de ansiedade, de pânico, ao longo desse período de confinamento.

Como anda a sua saúde?

Hoje, é super comum ouvir as pessoas dizendo que durante a pandemia, deixaram de praticar exercícios físicos, não conseguiram manter uma dieta equilibrada e isso tem reflexo direto na saúde.

E sem falar que o trabalho home office pode gerar problemas de coluna, nos ombros, joelhos.

Só que os efeitos podem não aparecer agora, mas daqui a alguns anos. Por isso, você deve encontrar maneiras de cuidar da sua saúde agora, e assim, pode evitar muitos problemas no futuro.

Embora haja atualmente uma maior flexibilização, o ideal é continuar tomando alguns cuidados, e se possível, consultar seu médico para fazer um check-up.

E se você tiver uma doença pré-existente, o cuidado ainda é maior, principalmente para não agravar o quadro.

Agora, mesmo que a maioria dos médicos de planos de saúde estejam trabalhando normalmente, você pode optar pela telemedicina, que é um recurso oferecido por praticamente todos os planos.

Essa foi a forma encontrada para prestar toda a assistência às pessoas durante a pandemia, e dessa forma, recebessem o melhor atendimento.

Funciona da mesma forma que uma consulta presencial, pois a tecnologia permite a interação médico/paciente.

Por que é importante cuidar da sua saúde?

Pode parecer um pouco clichê e você provavelmente já deve ter ouvido isso milhares de vezes, mas é a mais pura verdade.

Assim como uma máquina, quando algo acontece com alguma parte do seu corpo, isso acaba interferindo nas outras. Por isso a importância de cuidar da sua saúde como um todo.

E permanecer em forma é a garantia para ter autonomia na velhice. Daí a indicação de se exercitar pelo menos 30 minutos, de preferência todos os dias da semana.

Os exercícios físicos, assim como uma boa alimentação, significam menos riscos de doenças e a capacidade de realizar suas tarefas com mais energia e motivação.

Saiba que muitas doenças estão relacionadas ao estilo de vida sedentário juntamente com uma dieta desequilibrada.

E nunca é tarde para se tornar fisicamente ativo e aproveitar todos os benefícios para a sua saúde.