Home » Saúde » Depilação a laser: entenda como funciona

Depilação a laser: entenda como funciona

A depilação a laser é um dos tratamentos para a remoção de pelos no corpo, que traz um excelente benefício e alívio para aqueles que se incomodam tanto com essa condição. No entanto, é também um tratamento que por vezes causa muitas dúvidas e questionamentos naqueles que desejam se submeter ao mesmo.

Pensando em auxiliar pessoas com dúvidas e o desejo de realizar a depilação a laser, preparamos esse artigo completo com todas as informações importantes e relevantes que são necessárias, antes de marcar as primeiras seções do procedimento.

O que é a depilação a laser

A depilação a laser é um dos procedimentos estéticos mais procurados, tanto dentre o público feminino como também, masculino.

Com a realização desse procedimento pessoas que tem pelos pelo corpo que são muito grandes, grossos ou mesmo, em grande quantidade podem encontrar na depilação a solução para os problemas e assim, ter uma pele livre de pelos e para as pessoas que gostam, uma pele mais limpa, lisinha e macia.

Em nosso organismo existe a derme que é muito rica em vasos sanguíneos e nutrientes, que recebem os estímulos e informações para a multiplicação das células e também, dos pelos que na verdade são considerados como uma forma de proteção para a nossa pele e organismo.

No entanto, por diferentes razões existem pessoas que preferem se livrar dessa proteção para assim, se sentir mais bonito ou mesmo, conseguir cuidar melhor da sua pele.

Através da depilação a laser é possível remover os pelos de forma aparente e com a continuação do tratamento, atuar de forma direta na raiz e nas células formadoras do pelo, de forma que não será mais possível o crescimento forte e acelerado dos pelos em regiões específicas do corpo.

Um dos métodos que recebem o selo e comprovação de que realmente consegue atingir as células responsáveis, pela produção dos pelos é a depilação a laser e assim, consegue inclusive proporcionar diferentes benefícios para quem deseja se submeter a este procedimento.

Como a depilação a laser funciona

A depilação a laser funciona a partir do disparo de energia no formato de luz. Essa energia quando consegue entrar em contato com a pele, atinge diretamente a melanina que é a responsável pela força e coloração dos pelos.

Desse modo e a cada sessão que passa, os pelos vão ficando mais claros, finos e fracos de forma que começa a cair gradativamente.

Fora o fato de que não tem força para crescer como antes, dependendo da quantidade de sessões que são realizadas a luz consegue atingir até mesmo por de baixo da pele, de forma que as células que produzem o crescimento do pelo, também são diretamente atingidas e danificadas.

Sendo assim os pelos não apenas crescem mais fracos como também, podem não crescer mais de forma que a depilação a laser, pode ser considerado como um tratamento eficaz e definitivo para a depilação.

Com o passar do tempo a energia que foi aplicada em forma de luz, poderá perder a força no organismo, o que irá ocasionar novamente no aparecimento das células e crescimento dos pelos na parte do corpo em que foi realizado o procedimento.

Para não voltar a ter maiores incômodos com o crescimento rápido e continuo dos fios, pode ser necessária a realização de sessões de manutenção.

No caso de pessoas que possuem uma coloração mais escura nos pelos, nesses casos é possível que sejam realizadas uma quantidade menor de sessões e com excelente índice de satisfação.

Isso se deve especialmente ao fato de que quanto maior quantidade de melanina nas células, mais escuros serão os pelos e dessa forma, quando aplicada a luz do laser a melanina consegue reter maior quantidade da luz o que acaba danificando diretamente a produção e crescimento dos pelos.

Já no caso das pessoas que possuem os pelos mais finos e principalmente, mais claros poderá ser necessário uma quantidade maior de sessões, para que o procedimento realmente consiga causar efeito na pele a ser tratada.

Dúvidas mais comuns a respeito da depilação a laser

Um dos principais cuidados que precisam ser observados antes e depois da depilação a laser, é com relação à exposição ao sol.

Como a pele estará muito sensível após a realização do procedimento, se faz necessário que os cuidados principais não sejam negligenciados e até mesmo por isso, épocas como outono e inverno são as mais indicadas para a realização da depilação a laser.

Ainda com relação ao sol é preciso evitar realizar o procedimento com a pele bronzeada especialmente, pelo fato de que quando o laser é aplicado com a pele tendo o bronzeado, pode ocasionar manchas que não terá como retirar futuramente, danificando a pele para sempre.

Existe ainda um cuidado importante e que por vezes, as pessoas não entendem se é verdadeiro ou não.

Como vimos ao longo desse artigo, a depilação a laser possui a energia em forma de luz suficiente para conseguir eliminar os pelos e ainda, alterar as células que são responsáveis pela sua produção.

Por tanto, é possível dizer que a depilação a laser é um procedimento definitivo especialmente, quando são realizadas grande quantidade de sessões que conseguem impossibilitar, o crescimento de pelos por um longo período.

E aqui está a grande diferença. Passado um certo tempo que o profissional irá indicar podendo ser seis meses, um ano ou outro período é necessário que o paciente retorne à clínica, para realizar uma sessão de manutenção, para continuar evitando que os pelos cresçam.

Por tanto, as sessões de manutenção também devem ser realizadas para cuidar do procedimento e assim, manter os benefícios da depilação a laser por um tempo ainda maior do que o esperado.

Outro cuidado muito importante e que não pode ser deixado de lado, é a pesquisa que deve ser feita para identificar as empresas que realizam esse procedimento assim como, os profissionais que são responsáveis pelo mesmo.

É de grande importância pesquisar inclusive com outros pacientes que já foram atendidos no mesmo estabelecimento, para identificar se houve algum tipo de problema ao longo do procedimento, para identificar e assim evitar que aconteça novamente podendo causar novos prejuízos aos pacientes.

Mais dicas no site: Skin Beauty