Home » Sem categoria » Como aliviar cólica menstrual forte? Descubra!

Como aliviar cólica menstrual forte? Descubra!

Para muitas mulheres, o período da menstruação é muito difícil e por isso, buscam todas as maneiras de como aliviar cólica menstrual forte.

Se você também sofre com cólicas menstruais, chegou no lugar certo porque vamos te mostrar como aliviar essas dores.

Vale lembrar também que as cólicas podem vir acompanhadas de dores nas costas, uma maior sensibilidade nos seios, dores de cabeça e até o aparecimento de acnes, o que torna tudo ainda mais difícil.

É óbvio que em casos de dores insuportáveis, convém conversar com seu médico, pois talvez ele prescreva algum tipo de medicamento mais específico.

Mas, nesse artigo, vamos falar de métodos naturais para aliviar cólicas menstruais intensas, e com certeza, você vai conseguir melhorar e muito as suas!

Como aliviar cólica menstrual forte?

Como aliviar cólica menstrual forte

Não são todas as mulheres que sofrem com cólicas no período da menstruação, enquanto outras…

Se você é o segundo caso, descubra como aliviar cólica menstrual forte por meio de métodos naturais:

1. Calor

Nada melhor do que uma bolsa de água quente para melhorar as dores rapidamente, pois o calor tem um efeito vasodilatador e anti-inflamatório.

Apenas tome cuidado e proteja a sua pele, caso contrário, pode causar queimaduras.

Agora, para que a dor passe ainda mais rápido, a dica é usar uma legging peluciada, uma vez que ajuda a aquecer ainda mais a região.

Se você tiver uma banheira, tomar um bom banho quente ajuda a relaxar seu corpo e diminuir a cólica, e se possível, pingue algumas gotas de óleo essencial de cipreste.

2. Prática de atividades físicas

Isso pode parecer estranho, mas a prática de uma atividade física é uma boa maneira de diminuir a dor ligada à cólica menstrual.

Os exercícios permitem oxigenar seu corpo, e ajudar a relaxar e acalmar as diferentes dores que você pode ter.

Pode ser difícil no início, mas você será recompensada porque a atividade física alivia as cólicas, além de ajudar a desestressar.

A caminhada e o yoga são alguns exemplos de atividades indicadas, além da meditação que proporciona um relaxamento profundo.

3. Terapias alternativas

Existem algumas terapias alternativas que também funcionam para diminuir as cólicas que podem te afetar quando a menstruação se aproxima.

Algumas delas incluem:

  • Reflexologia: consiste em uma massagem nos pés, que deve ser feita antes do período menstrual e não durante a menstruação;
  • Acupuntura: existem pontos de acupuntura que têm um impacto direto no funcionamento do ciclo menstrual, e ajudam muito.

4. Adaptar sua alimentação

Durante o período menstrual, adotar uma alimentação saudável e equilibrada pode auxiliar a aliviar as cólicas dolorosas.

Assim, comer frutas e legumes frescos e gorduras boas, encontradas nos ovos, peixes e óleos vegetais, pode contribuir para o seu bem-estar.

Evite os excitantes, como o café, por exemplo, que aumentam o estresse e intensificam as dores.

Uma dica é comer alimentos ricos em magnésio, como nozes, lentilhas e bananas, pelos seus efeitos antiestresse e assim, reduzir as contrações uterinas.

5. Posição para dormir
Como aliviar cólica menstrual forte adotando a maneira correta de dormir?

A dica é adotar a posição fetal: posicione-se de lado, as pernas dobradas em direção ao seu peito, pois isso vai permitir relaxar os músculos do abdômen.

Essa posição também diminui o risco de fuga de sangue.

Conclusão

Às vezes, apesar de usar esses métodos naturais, a dor pode continuar sempre presente e ser insuportável.

Nesse caso, o melhor a fazer é consultar seu médico para lhe orientar o que deve fazer para como aliviar cólica menstrual forte.

Ter dores intensas e recorrentes não é normal, por isso, recomenda-se investigar para saber se existe algo mais sério por trás dessas dores.